quinta-feira, 18 de março de 2010

Os 12 trabalhos - Leão de Neméia II










Com o oponente mais ou menos resolvido, agora foi a vez de pensar na posição do Hércules.(Ele teve que ser modelado separadamente do Leão, para evitar um desmoronamento da peça).


Eu me inspirei nas esculturas do Bernini, em que os personagens se entrelaçam formando linhas de força como espirais.

Quando pesquisei outras esculturas ou pinturas desse episódio, elas quase sempre retratavam o leão já vencido, ou em posição de iminente derrota. Aqui eu procurei retratar a selvageria do animal e colocar em dúvida quem realmente sairia vencedor nesse combate.
Pensando nisso, o herói estaria numa posição bem desconfortável, tentando desesperadamente agarrar o pescoço do animal.

Um comentário:

  1. Oq já estava demais, ao vivo até me emocionou! Não vejo em nenhuma outra escultura oq eu vejo na sua...vc é um mestre!

    ResponderExcluir