terça-feira, 3 de agosto de 2010

O 12 trabalhos III - em andamento






Essa terceira peça foi a que mais me empolgou,
e eu considero meu melhor trabalho; pois foi a primeira
que de fato eu inseri idéias que eu venho estudando à
respeito de outros escultores.
Por exemplo,em relação à posição da peça, eu a concebi
para que fosse vista de todos os ângulos.
Os braços e as pernas colocados de uma forma de espiral fazem com
que o expectador seja "forçado" a caminhar em volta da escultura.
Sobre sua composição: a idéia inicial era fazer o Hércules lutando
contra duas águias que estivessem em torno dele. Mas dessa forma
a peça ficaria um pouco óbvia demais, como foi o caso do
segundo trabalho,Hidra de Lerna.
Decidi coloca-lo numa posição de antecipação pouco usual para um herói, em que ele estivesse saindo debaixo de uma águia já morta(esta com um formato que se mistura com a rocha)e se surpreendendo com um ataque de uma outra, que não aparece na cena.
Essa posição dá uma dramaticidade muito maior para a cena. A intenção é fazer também
que o observador seja obrigado a traduzir as mensagens contidas na escultura.
Eu pensei numa iluminação pontual vinda de
cima para baixo, que só reforçaria o que eu escrevi.
Agora estou na fase de acabamento. Vamos ver como ela vai ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário