segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os doze trabalhos IV - esboços





A próxima escultura me deu mais problemas, pois
comecei a ter dificuldade de visualizar qual seria
a posição do personagem, e o que eu gostaria de transmitir
na escultura.
Foi nesse momento que o Newton, meu professor, insistiu para
eu começasse a trabalhar com esboços, assim como os importantes
escultores da história o fizeram.
E realmente me trouxe grandes vantagens.
A primeira delas é a de que você vai desenvolvendo a idéia de acordo
com a evolução dos estudos. E o próprio esboço, por mais que não sirva inicialmente como idéia final, dá o caminho para o desenvolvimento da idéia.
Alguns também ficaram interessantes, mas não ideais.Eles podem ser usados para trabalhos futuros.
Colocarei em ordem os esboços que desenvolvi, até chegar na idéia
(que por enquanto) é a final.
O tema é a perseguição ao Javali de Herimanto.
Ele só consegue raptar o animal cercando-o e emboscando-o no cume de uma montanha nevada.
Inicialmente, dos esboços feitos a partir de uma luta, passei a retratá-lo no cume da montanha com uma posição de superioridade.(Depois do primeiro esboço que aprovei, foi a vez de aumentar sua escala).
A pose nos leva a entender que essa vitória foi conquistada através do raciocínio estratégico, com a ausência de contato físico. Ele também é retratado mais magro, para reforçar essa idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário